Para o mundo, a palavra Amazônia é sinônimo de uma rica biodiversidade ambiental. Mas além da flora e da fauna, é importante lembrar que a Amazônia é um lugar de gente, de conhecimento e de saberes que também precisam ser reconhecidos e mostrados para todos.

Este é o desafio da Editora Estudos Amazônicos que busca ser um canal de promoção da cultura amazônica, editando obras literárias, históricas e culturais de alta qualidade artística e técnica para, assim, divulgar o conhecimento produzido na nossa região.

Nosso objetivo é valorizar a produção dos autores e pesquisadores que voltam seu olhar para a Amazônia. São historiadores, geógrafos, doutores, pós-doutores e especialistas que procuram compreender as transformações sociais e culturais que fizeram a História de nossa região e que definem a Amazônia como um lugar único. Assim, a Editora Estudos Amazônicos é responsável por garantir a visibilidade e o acesso do público a obras que auxiliam na formação de uma consciência crítica sobre nosso lugar.

O projeto iniciou em fevereiro de 2011, a partir da iniciativa de Paulo Palmieri, editor com 30 anos de experiência no mercado. Com uma equipe formada por professores, pesquisadores especializados e profissionais qualificados nas diversas áreas, nossas publicações agregam qualidade gráfica e editorial, conteúdo e linguagem didáticos e preços acessíveis a todos os públicos.

O primeiro passo foi dado com o lançamento da Coleção Estudos Amazônicos, que é composta por livros que abrangem do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. É uma coleção inédita com conteúdo para as disciplinas de Estudos Amazônicos, História e Geografia, abordando temas centrais da realidade econômica, social e cultural da Amazônia. O objetivo é atender as necessidades das escolas da região, bem como as novas demandas exigidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Dessa forma, apresentamos uma forma diferente de expressar o que se faz e o que se pensa na Amazônia para assim contribuir com a valorização do nosso conhecimento.